sexta-feira, 28 de agosto de 2009

COMER, REZAR, AMAR (Elizabeth Gilbert - Editora Objetiva)

Este sensacional livro fala de como nós, mulheres, somos excepcionalmente loucas, neuróticas, emotivas, mas maravilhosamente fantásticas.

O que eu mais gostei neste livro foi descobrir que temos uma grande e maravilhosa brasileira, que não é só conhecida no mundo por ter uma bunda ou peitos grandes, mas sim por sua inteligência e sucesso.

Em Comer, Rezar e Amar, de Elizabeth Gilbert, descobri a encantadora Armenia Nercessian de Oliveira. Olha só a descrição que a autora faz dela (pág 273):

"Acabo descobrindo que esta tal Armenia teve uma vida um tiquinho glamurosa. Ela trabalhava para a Alta Comissão para Refugiados das Nações Unidas. Durante os anos 1980, foi enviada para as selvas de El Salvador e da Nicarágua, no auge da guerra, para negociar a paz, usando sua beleza, charme e inteligência para fazer todos os generais e rebeldes se acalmarem e escutarem a voz da razão - olhem o poder bonito aí! - Ela agora tem uma empresa internacional de marketing chamada Novica, que apóia artistas locais do mundo inteiro vendendo seus produtos pela internet. Fala sete ou oito línguas diferentes. E tem os sapatos mais incríveis que já vi desde que saí de Roma".

Bom, acho que muito poucos brasileiros conhecem esta mulher. Mas quando li isto meu coração se encheu de orgulho. Além disso, tem tudo neste fantástico livro, coisas engraçadas, inacreditáveis, emocionantes heróicas, além de muita espiritualidade.

E quem diria, uma emocionante e ardente paixão da autora por um brasileiro de 52 anos.

5 comentários:

  1. Laura,
    Obrigada pelo seu simpático comentário. Fico feliz em saber que, de alguma forma, estou contribuindo para a boa imagem da mulher brasileira no exterior. Viajo muito e sempre me deparo com os estereótipos com que somos vistas.
    grande abraço,
    Armenia Nercessian de Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Armenia, reli o livro este ano e de novo me encantei com a sua história. Abraço

      Excluir
  2. Acabei de descobrir Armenia pelo livro de Elizabeth Gilbert também! Claro, corri para o computador para saber quem era essa brasileira maravilhosa e já adicionei Novica aos meus favoritos.
    Laura, bela resenha. Armenia, obrigada por nos representar tão bem! Você é fonte de inspiração para mim.

    ResponderExcluir
  3. Ola Laura,
    Posso afirmar que "Comer,Rezar,Amar" não é um livro de mulheres, entre mulheres e para mulheres. Trata-se de uma obra cheia de pequenos milagres, muita sensibilidade e uma grandiosa aventura para o corpo e para a alma. A Armênia(que honra e que orgulho!): a Varig, se existisse ainda, teria muito mais a colocar, nos posters espalhados em suas agências de todo o mundo, de que mulatas de "derrières" avantajados. Os olhos me fazem lembrar da unica armênia, de nome Silvia (onde andas?), que encontrei logo ao chegar em S. Paulo, nos anos 1970. Posso imaginar a sua felicidade, L\ura, ao ver o comentário em seu blog de tão ditosa brasileira, que nos honra a todos.
    Cordial abraço
    W.Avila
    htttp://www.minha-primeira-maratona.blogspot.com

    ResponderExcluir