Há muitos anos descobri que a genialidade não era ficção cientifica, ou algo fora do normal, para um grupo seleto de pessoas. Descobri também, que a genialidade é algo muito mais comum do que imaginamos, e que muitas e muitas crianças têm muitas habilidades e são muito talentosas.
O mais incrível é que, a cada 10 crianças, seis têm Alta Habilidades; são crianças talentosas, além do normal, ou são superdotados. Isso é bom, mas extremamente preocupante, pois o modelo de educação no Brasil não nos permite cuidar, aprimorar e até nos beneficiar como população desses tantos talentos.
O primeiro grande enigma é saber identificar e entender onde estão, e como estão essas crianças. Esse livro fala exatamente disso, como as escolas, o governo, a sociedade e a família podem entender e melhorar o mundo cuidando destes talentos.
Infelizmente nosso Brasil não sabe como cuidar destas crianças.
As autoras sugerem um modelo de passo a passo para escolas, professores e pais, como ajudar essas crianças.
Observa-se sempre um movimento de ajuda para crianças com dificuldades, mas da mesma forma, essas crianças com altas habilidades também precisam de cuidados, pois têm dificuldades até de entender o porquê delas serem diferentes, o porquê delas pensarem e sentirem, por vezes, de forma diferente das crianças "normais".
Temos a obrigação de entender melhor esse mundo e ajudar essas crianças. Infelizmente até hoje não existe muita bibliografia falando sobre o assunto. O que Janete e Sarah esclarecem pode mudar a forma como enxergamos essas crianças.
Maravilhosa, esclarecedora e extremamente atual essa leitura!